No contexto das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Convênio Linha Ecológica, firmado entre Itaipu Binacional, pelo Programa Itaipu Mais que Energia, e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, dentro do Programa Itaipu Mais que Energia, lançou um vídeo educativo, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva e da separação adequada dos resíduos.
O gestor do Convênio Linha Ecológica pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, destacou que o vídeo tem caráter pedagógico, onde o catador de material reciclável é o protagonista, convidando a população para contribuir na separação dos resíduos. “O objetivo é mostrar a necessidade de separar os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos, facilitando assim o processo de triagem e melhorando a qualidade dos materiais que chegam às Unidades de Valorização dos Recicláveis (UVRs)”, enalteceu.
Schneider enfatizou que existe uma grande quantidade de rejeitos que estão sendo misturados com os materiais recicláveis, o que dificulta o trabalho dos catadores. “Esses profissionais, organizados em associações ou cooperativas, são fundamentais na cadeia de reciclagem e precisam da colaboração da comunidade para realizar sua atividade de forma eficiente”, ressaltou.
Dia do Meio Ambiente
O vídeo foi produzido em alusão a data de 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e faz parte de uma campanha educativa integrada que visa alcançar o maior número de pessoas na região. Para isso, o Convênio conta com o apoio dos gestores municipais de educação ambiental (GMEAs) e dos gestores municipais de cultura (GMCs) de cada município para montar uma estratégia de engajamento e visualização do vídeo.
Diversas possibilidades de divulgação foram sugeridas, incluindo a educação formal, secretarias municipais, campanhas de coleta seletiva, grupos de famílias, gestão pública, agentes de saúde, professores e alunos, grupos de bairros, redes sociais da prefeitura e imprensa.
Com a mobilização dos 55 municípios de influência do Convênio Linha Ecológica, espera-se que a campanha educativa contribua para uma mudança de comportamento na destinação final dos resíduos, promovendo um desenvolvimento sustentável na região.