O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende criar o 38º ministério do atual governo. Durante o programa “Conversa com o Presidente”, nesta terça-feira 29, o presidente afirmou que deseja criar o Ministério da Pequena e Média Empresa.
“Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais”, afirmou Lula.
Segundo o presidente, a pasta se faz necessária para “que se tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”.
A ideia, insiste o petista, é valorizar os empreendedores individuais. “Quero valorizar muito as cooperativas e quero valorizar muito a pequena e média empresa, porque ela gera 60% ou 70% do emprego deste país”, afirmou. “Quanto melhor estiver a pequena empresa, melhor está a grande empresa, melhor está o salário, melhor a vida do povo”, pontuou Lula.
A ideia, aliás, já tinha sido ventilada por Lula na campanha presidencial do ano passado. Ainda no primeiro turno das eleições de 2022, Lula prometeu criar um ministério para pequenas e médias empresas, em discurso para empresários em São Paulo (SP).
Em janeiro, o Sebrae divulgou um estudo baseado em dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontando que, em 2022, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) geraram quase 1,8 milhão de novos postos de trabalho no país. O número, segundo a entidade, representou boa parte dos mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada criados no país em 2022.
Comentários: