A maioria dos deputados federais do Paraná votou hoje a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que previa a obrigatoriedade da adoção do voto impresso nas eleições brasileiras. Dos 30 parlamentares do Estado, 20 votaram pela aprovação da PEC, sete contra e outros três não votaram.
Isso significa que, se a decisão dependesse exclusivamente dos parlamentares paranaenses, teríamos voto impresso nas eleições de 2022, já que 66,7% dos deputados pelo Paraná disseram "sim" ao voto impresso e, para aprovar uma PEC, é necessário o apoio de 3/5 (o equivalente a 60%) dos parlamentares.
Para ser aprovada na Câmara dos Deputados, no entanto, a proposta dependia de 308 votos favoráveis, por se tratar de mudança na Constituição. A PEC foi rejeitada horas depois do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promover um desfile de blindados militares na Esplanada dos ministérios ao lado dos comandantes das Forças Armadas, em uma ação que foi interpretada como uma tentativa de intimidar o Congresso na votação da matéria. Com o resultado da votação de hoje, a PEC será arquivada.
Veja como votou cada deputado do Paraná:
SIM
Aline Sleutjes (PSL)
Aroldo Martins (Republicanos)
Boca Aberta (PROS)
Christiane Yared (PL)
Diego Garcia (Podemos)
Felipe Francischini (PSL)
Filipe Barros (PSL)
Leandre (PV)
Luciano Ducci (PSB)
Luiz Nishimori (PL)
Paulo Martins (PSC)
Pedro Lupion (DEM)
Ricardo Barros (PP)
Roman (Patriota)
Rossoni (PSDB)
Sargento Fahur (PSD)
Sergio Souza (MDB)
Stephanes Junior (PSD)
Toninho Wandscheer (PROS)
Vermelho (PSD)
NÃO
Aliel Machado (PSB)
Enio Verri (PT)
Gleisi Hoffmann (PT)
Gustavo Fruet (PDT)
Luizão Goulart (Republicanos)
Rubens Bueno (Cidadania)
Zeca Dirceu (PT)
NÃO VOTOU
Hermes Parcianello (MDB)
Luisa Canziani (PTB)
Giacobo (PL)