Todos os anos, entre os meses de dezembro e fevereiro – período de aumento de temperaturas e das atividades náuticas – a Marinha do Brasil (MB) promove a chamada Operação Verão.
Com ações de fiscalização e divulgação de campanhas educativas em todo o litoral brasileiro, a Autoridade Marítima Brasileira atua por meio dos Comandos de Distritos Navais, das Capitanias dos Portos, e suas Delegacias e Agências subordinadas, tendo como foco um mesmo objetivo: conscientizar condutores e passageiros sobre as boas práticas para uma navegação segura.
De modo a auxiliar o cumprimento dessa missão, a Diretoria de Portos e Costas, em parceria com o Ministério do Turismo, desenvolveu o NAVSEG, aplicativo que dará ao usuário mais segurança durante sua navegação.
O aplicativo, que está disponível gratuitamente, nas plataformas Android e IOS, além de substituir o "Aviso de Saída" (documento em que o navegador informa sua intenção de viagem), fará o acompanhamento do passeio, desde sua partida até a chegada ao destino, aumentando a segurança da navegação.
O que muda com o NAVSEG?
Com o NAVSEG, o Comandante terá a facilidade e a conveniência de lançar os dados de sua viagem (número de registro da embarcação, tripulantes, passageiros, intenção de rota etc) diretamente no aplicativo, sem a necessidade de se deslocar até o Iate Clube, Marina ou Capitania.
Além de economizar tempo e recursos, o NAVSEG também traz uma importante novidade: o Comandante da embarcação, ao compartilhar sua localização com a Capitania dos Portos da área onde estiver navegando, automaticamente, permite que o Agente da Autoridade Marítima acompanhe a posição de sua embarcação.
Ao final da viagem, o usuário informa sua chegada pelo aplicativo e a Capitania recebe a informação de que a embarcação se encontra em segurança.
Assim, o NAVSEG otimiza a segurança dos condutores e passageiros otimiza a segurança dos condutores e passageiros, uma vez que as informações compartilhadas são fundamentais em caso de necessidade de socorro e salvamento, visto que otimiza a identificação e a localização da embarcação, durante todo o trajeto da navegação.
O NAVSEG chega para reforçar as ações da Autoridade Marítima brasileira no incremento da segurança da navegação, especialmente, das embarcações de esporte e recreio.
No entanto, é bom reforçar que o trabalho educativo da Autoridade Marítima de conscientização e autodisciplina é diuturno e fundamental para que a segurança e o lazer sigam juntos, no mesmo barco!
Comentários: