O mercado de trabalho vem sendo marcado por uma crônica de dificuldades de grande parte da população brasileira. Diante desse cenário, o município de Santa Helena vem vivenciando essa tribulação.
Segundo a pesquisa de dados do (CAGED) Cadastro Geral de Empregos e Desempregados, o município fechou o mês de maio com menos 31 empregos se comparado com 226 admissões e 257 demissões.
No ano, o município acumulou um saldo de 61 novas vagas se confrontados com 2021. Se assimilar em porcentagens, Santa Helena fica com 1,25% a mais que ano passado, sendo que o crescimento do paraná foi de 2,70%.
Ao longo do ano, conforme publicado, a geração de emprego é bem equilibrada. Hoje, Santa Helena emprega aproximadamente 4.952 pessoas na iniciativa privada, com pagamentos que variam entre um e dois salários, valores que ainda são abaixo da média do estado.
A concentração de renda entre as classes econômicas de Santa Helena, se comparado com a média do estado, está relativamente inferior. As faixas de menor poder aquisitivo participam com 63,1% do total de remunerações da cidade, enquanto que as classes mais altas representam 5,9%.
Considerando a influência de trabalho, umas das atividades que mais emprega é a administração pública do modo em geral. Em maio de 2022 o número de cargos ocupados entre efetivos e comissionados era de 967 empregos, um aumento de 40 vagas. Já outros setores de iniciativa privada tiveram os cinco meses do ano de 2022 com um saldo negativo.
Diante desse quadro, até junho de 2022 confirmou 44 registros de novas empresas na cidade, mas se relacionar-se com 2021 houve uma baixa em números. O desempenho econômico e novas oportunidades claras de negócio são fatores de atenção.
Comentários: