Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Missão técnica dos Lindeiros explora potencial turístico de Porto Rico

A visita permitiu conhecer o desenvolvimento ocorrido nos últimos 12 anos, resultado da colaboração entre setores público e privado

Missão técnica dos Lindeiros explora potencial turístico de Porto Rico
Assessoria
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma missão técnica realizada nos dias 18 e 19 de maio levou representantes do Fórum Permanente de Turismo Náutico ao município de Porto Rico, no Noroeste do Paraná. Composta pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a iniciativa teve como objetivo buscar experiências para explorar o potencial de desenvolvimento turístico do lago de Itaipu.

O Fórum Náutico, que reúne tanto a iniciativa privada, quanto pública, da região do Lago de Itaipu, coordenou a missão. O grupo foi recebido pelo prefeito de Porto Rico, Álvaro de Freitas Netto, por secretários e empresários do município.

A visita permitiu conhecer o desenvolvimento ocorrido nos últimos 12 anos, resultado da colaboração entre setores público e privado. Destacaram-se iniciativas como resorts, regulamentação de horários para uso das praias e o desenvolvimento de marinas e condomínios fechados, impulsionando o turismo na região, conforme a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler.

Novo momento

Conforme a presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Dagmar Pedrozo, este é um novo momento para o turismo regional, mais “maduro” em gestão, e tempo, e “a missão técnica para conhecer o case da região de Porto Rico foi muito importante para que a gente pudesse balizar e até nivelar as nossas perspectivas em relação a esse processo”, ressalta.

A gerente da Divisão de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão, observa que, ao apoiar missões técnicas como a que ocorreu a Porto Rico, a Itaipu tem como objetivo proporcionar um olhar diferenciado aos municípios da região. “É importante entender o que outras localidades estão fazendo, aprender com erros e acertos e, acima de tudo, trocar experiências com atores públicos e privados de outros destinos. Trabalhar em rede é importante para o desenvolvimento de um produto como o turismo náutico”, destaca.

A missão técnica

Participaram da missão 32 pessoas ligadas, principalmente, ao poder público, além de empreendedores da área náutica, como associações de pesca, marinas e empresas já envolvidas no turismo náutico em Guaíra e outros municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, como Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel de Iguaçu, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.

A missão técnica teve como objetivo não apenas conhecer o desenvolvimento turístico de Porto Rico, mas também buscar inspiração e soluções para impulsionar o turismo regional, visando melhorar a utilização do Lago de Itaipu e promover um desenvolvimento sustentável na região.

Porto Rico

Porto Rico, situada às margens do Rio Paraná, encanta os visitantes com suas praias de água doce formadas ao longo do município. As inúmeras prainhas, compostas por bancos de areia fina e branca, atraem turistas principalmente das regiões norte e noroeste do Paraná, além de visitantes do sul do Mato Grosso do Sul e oeste do estado de São Paulo.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!