Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Nova Ferroeste fará estudos complementares em comunidades indígenas

Representantes da Funai estiveram no Paraná e Mato Grosso do Sul

Nova Ferroeste fará estudos complementares em comunidades indígenas
folhadolitoral
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estiveram no Paraná e Mato Grosso do Sul e vistoriaram os quase mil quilômetros do traçado da Nova Ferroeste entre Dourados (MS) e Morretes, no litoral paranaense, na semana passada. A inciativa está relacionada ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento, que está sendo analisado pelo órgão licenciador federal.

Foram quatro dias de trabalho dos técnicos de Brasília e dos escritórios do órgão nos dois estados, acompanhados por equipes dos governos estaduais do Paraná, responsável pelo projeto e edital do Mato Grosso do Sul. A vistoria servirá de base para a emissão de um Termo de Referência para estudos complementares sobre impactos da ferrovia em algumas aldeias - a lista dos locais constará nesse novo documento.

Nas novas conversas com a comunidade indígena e os caciques de cada uma delas, a Funai orientou as lideranças sobre a possível inclusão das aldeias no Estudos do Componente Indígena (ECI), que faz parte do EIA do projeto. A Funai informou que adota como referência a distância estabelecida na Portaria Interministerial nº 60/2015. Isso independe da situação fundiária da área habitada pelas comunidades.

FONTE/CRÉDITOS: folhadolitoral

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!