Com a presença de mais de cem delegações de países e órgãos internacionais, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, do Partido Colorado, assumirá o comando do governo paraguaio, na manhã desta terça-feira (15), para mandato com cinco anos de duração. A faixa será entregue pelo atual presidente do país, Mario Abdo Benítez.
A programação prevê sessão solene no Congresso Nacional, a partir das 7h (hora paraguaia), seguida de ato na esplanada do Palácio de López, de frente para a baía de Assunção, onde Peña será oficialmente empossado no cargo, sob os olhares de chefes de estado estrangeiros e representantes das comitivas internacionais.
Na ocasião, o novo presidente fará o juramento dos futuros ministros e emitirá seu discurso inaugural como comandante do Poder Executivo. Ainda pela manhã, haverá ato religioso na Catedral Metropolitana de Assunção e sessão de cumprimentos aos visitantes estrangeiros na sede da presidência.
À tarde, a partir das 15h (hora paraguaia), será a vez do desfile cívico-militar em homenagem aos 486 anos de fundação de Assunção (feriado nacional no país). O último ato da agenda ocorrerá no período da noite, com início às 20h (hora paraguaia), na Costanera de Assunção, composto por apresentações musicais abertas ao público.
De acordo com a agência pública IP Paraguay, estão confirmadas as presenças de Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Alberto Fernández (Argentina), Luis Lacalle Pou (Uruguai), Luis Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Felipe VI (Espanha) e Ralph Gonsalves (São Vicente e Granadinas), além dos vice-presidentes de Taiwan, El Salvador e Equador.As demais delegações de países e organizações estarão encabeçadas por ministros, secretários, dirigentes e embaixadores, totalizando mais de cem comitivas. A cerimônia terá transmissão ao vivo, via satélite e na internet, com opção de áudio em espanhol, inglês, português e francês.
Comentários: