Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Oscilação de temperatura deve prevalecer até o fim do ‘atípico’ inverno 2023

Nas últimas 48h, foi registrada em Cascavel a queda de pelo menos 80 raios

Oscilação de temperatura deve prevalecer até o fim do ‘atípico’ inverno 2023
oparana
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A população do Oeste do Paraná tem experimentado um inverno atípico, com temperaturas baixas no período da manhã, períodos de chuva e calor na tarde. E esse cenário de oscilação climática deve prevalecer até o fim do inverno, em 23 de setembro. A informação foi confirmada ontem (9) à equipe de reportagem do Jornal O Paraná, em entrevista concedida pelo meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), William Romão.

Nas últimas 48h, foi registrada em Cascavel a queda de pelo menos 80 raios. No fim da manhã de quarta-feira, a chuva de granizo caiu em alguns pontos específicos de Cascavel, como na região central, Bairro Pacaembu e no Parque Verde, por exemplo. Ao longo do dia, a Defesa Civil do Município realizou também 12 atendimentos na região norte da cidade.

A condição de instabilidade predominou no Paraná na quarta-feira, em virtude da formação de um sistema de baixa pressão sobre o Sul do Brasil. Com isso, chuvas ocorreram em horários distintos, acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos. As temperaturas ficam amenas em boa parte do estado.

De acordo com o meteorologista William Romão, as precipitações pluviométricas registradas nesta época do ano não são tão comuns como podem parecer. “Isso é por conta da entrada de um sistema de baixa pressão e de uma frente fria rápida, o que também ocasionada a diferença de temperatura ao longo do dia”, explica.

Quando o granizo chega, a atmosfera fica mais limpa posteriormente, podendo surgir picos de calor com o aparecimento do sol. Já para o fim de semana, a previsão é de tempo mais instável, conforme a explicação de Romão.  Também questionamos o meteorologista sobre o motivo de tanto calor observado desde o início do mês, na região oeste. “O centro-oeste está aquecido por conta das queimadas naquela região e esse sistema acaba se dissipando para várias regiões do País, como por exemplo, o Sul do Brasil”.

Conforme Romão, a altitude em relação ao nível do mar faz com que a temperatura seja mais baixa no período da manhã e suba gradativamente com o aparecimento do sol, ao longo do dia. “Até o fim do inverno, haverá semanas bem secas e outras mais úmidas. Começando a primavera esse sistema já muda, com o aquecimento de área e chuvas mais pontuais”.

Previsão hoje

Nesta quinta-feira, uma área de baixa pressão atmosférica, se afasta mais para o mar, na altura do Sul do Brasil. No Paraná, porções mais ao sul, leste e parte do norte do estado, ainda concentram mais nebulosidade, com algumas chuvas isoladas. Em relação às temperaturas, esquenta mais na faixa oeste e ao norte do Paraná. Entre o sul e o leste, uma elevação mais lenta das temperaturas é esperado, com valores mais amenos.

 

FONTE/CRÉDITOS: oparana
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!