Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Para auxiliar alunos nos vestibulares e Enem, plataforma Leia Paraná ganha novos títulos

Ao todo, desde o lançamento, os novos títulos já contabilizam mais de 18 mil empréstimos via plataforma.

Para auxiliar alunos nos vestibulares e Enem, plataforma Leia Paraná ganha novos títulos
aenpr
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para facilitar o acesso a algumas das obras cobradas nas provas dos principais vestibulares do País e também no Enem, o Leia Paraná, plataforma de leitura lançada em fevereiro deste ano pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, incluiu neste mês mais dez obras literárias em seu acervo.

Os livros, clássicos da literatura nacional, podem ser acessados gratuitamente por alunos e professores da rede estadual de ensino. Com os novos títulos, a ferramenta passa a ofertar um conjunto de 70 obras voltadas para o público infantojuvenil. Disponível tanto para dispositivos móveis pelo aplicativo quanto para computadores pelo site, o acesso aos livros é disponibilizado para os alunos matriculados desde o 6º ano do ensino fundamental até o fim do ensino médio. Viabilizando o empréstimo de até três livros simultaneamente, a plataforma traz também exercícios elaborados a partir de uma matriz de referência, com objetivo de avaliar a capacidade de compreensão e análise crítica dos estudantes.

Ao todo, desde o lançamento, os novos títulos já contabilizam mais de 18 mil empréstimos via plataforma. Lançado em fevereiro de 2023, o Leia Paraná tem por objetivo fomentar a prática da leitura e incentivar o desenvolvimento de atividades pedagógicas a partir do contato com obras de diversas temáticas, disponibilizadas gratuitamente tanto para alunos quanto para professores da rede estadual. A plataforma conta ainda com recursos inclusivos como audiolivros para estudantes cegos ou de baixa visão, fonte específica para estudantes com dislexia, “modo escuro” e outras possibilidades de alteração do fundo da tela para quem tem daltonismo. Também é possível entrar em clubes de leitura, grifar partes específicas e fazer anotações.

A proposta do programa é ampliar o acesso a livros. Para isso, a Secretaria selecionou títulos com ampla diversidade temática e áreas de conhecimento, contemplando também best-sellers e livros buscados por crianças e adolescentes, com adequação à faixa etária, de 11 aos 18 anos. As obras vão desde clássicos da literatura até quadrinhos, passando por biografias, ficção, romances e livros com conteúdo técnico, ou seja, para todos os gostos. A diversidade dos títulos também é de gênero e também de nacionalidade, com obras de todos os continentes, com predominância nacional.

FONTE/CRÉDITOS: aenpr
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!