O Governo do Paraná aprimora cada vez mais suas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Esse é um olhar especial a este público para que tenha seus direitos garantidos com atendimento em diversas áreas, a cada dia com mais inclusão. A Política Estadual da Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência é responsabilidade da Sedef, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, que termina o ano com a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, consolidação de repasses a projetos na área e fortalecimento de programas perenes. Uma das principais ações do Estado nesta área é a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a Ciptea, com número recorde em 2023. Foram 12 mil 175 carteirinhas neste ano, um crescimento de 214% em relação a 2022, com 3 mil 868 unidades.
O documento que assegura direitos e prioridade de atendimento em serviços públicos e estabelecimentos privados para pessoas autistas em todo o Paraná é solicitado e emitido de forma 100% online e gratuita. Luísa Sampaio, recebeu o diagnóstico de autismo na vida adulta, aos 24 anos. Após se aprofundar no assunto e entender melhor do que se tratava, pesquisou também quais eram seus direitos. Foi aí que solicitou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, documento que assegura direitos e prioridade de atendimento em serviços públicos e estabelecimentos privados em todo o Paraná.
Os paranaenses que possuem TEA podem solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista gratuitamente no site www.carteiradoautista.pr.gov.br. Curitiba é o município com maior número de solicitações de carteirinhas, com 3 mil 517 registros, seguido de Foz do Iguaçu e Londrina. Outro direito das pessoas com deficiência no Paraná é o Passe Livre, benefício instituído por lei estadual. Em 2023 foram emitidos 6 mil 541 cartões. Segundo o secretário da pasta, Rogério Carboni, esses números mostram como a gestão do governador Ratinho Junior é cuidadosa com as pessoas.
Além do Fundo, outras ações marcaram o ano nesta área. Saiba mais em www.aen.pr.gov.br.
Comentários: