Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Paraná discute parcerias com Canadá para avançar na importação de fertilizantes

Ampliação de negócios, intercâmbio estudantil e desenvolvimento sustentável estão entre as pautas...

Paraná discute parcerias com Canadá para avançar na importação de fertilizantes
jornaldooeste
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Ampliação de negócios, intercâmbio estudantil e desenvolvimento sustentável estão entre as pautas em que o Governo do Paraná pretende avançar em parceria com o Canadá.

Os temas foram discutidos na terça-feira (14), no Palácio Iguaçu, durante um encontro do governador em exercício Darci Piana com a cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron.

Segundo Piana, um dos principais interesses do Estado é avançar na importação de fertilizantes, setor no qual o Canadá se destaca em nível nacional, e em parcerias na área de produção de energias renováveis.

“Nós temos bastante interesse na questão dos fertilizantes, aproximando os produtores e fornecedores através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e na produção de energia eólica, fotovoltaica, e principalmente no biometano, que é um mercado em que o Paraná tem um grande potencial devido ao aumento da produção de carne suína”, afirmou o governador em exercício.

Atualmente, o Estado já possui diversas iniciativas que contam com o apoio do país norte-americano em diferentes áreas. No âmbito da ciência, tecnologia e inovação, foi assinado um acordo em 2020 para a cooperação entre a Fundação Araucária e a instituição canadense Mitacs Globalinks para estágios acadêmicos e de pesquisa industrial.

Outra frente de trabalho que pode avançar é a de mapeamento genético, no qual o Estado está na vanguarda no País. “O Paraná está à frente do Brasil na área de pesquisa genética voltada à saúde humana e ao agronegócio e nós temos profundo interesse na parceria com o Canadá, além de boa capacidade de cooperação”, garantiu o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

No âmbito das exportações, a Invest Paraná está organizando uma missão ao Canadá entre os dias 4 e 13 de maio, quando uma comitiva de empresários paranaenses do setor alimentício vai participar da Sial Foods, a maior feira de alimentos da América do Norte. Na mesma viagem, estão previstas rodadas de negociação em Toronto e Montreal com empresários canadenses interessados em investir no Paraná em setores como ciências da vida, indústria 4.0, energias renováveis e silvicultura.

O Canadá também tem acordos assinados com as sete universidades estaduais do Paraná para treinamento nas línguas inglesa e francesa, além de participar ativamente dos programas Paraná Speaks English e Paraná Parle Français. Um acordo formal para a cooperação com o governo da Província canadense do Québec que está em vigor também deverá ser renovado.

Para a cônsul-geral do Canadá, a diversidade econômica paranaense justifica a atuação do país em áreas como energia elétrica, tecnologia limpa, segurança pública e educação.

“Estamos felizes com o desenvolvimento da parceria com o Governo do Paraná nos últimos anos e queremos intensificar esta relação com no desenvolvimento tecnológico para a agricultura, o desenvolvimento econômico sustentável, e as chamadas tecnologias limpas, área em que o Canadá é referência”, comentou. “Temos muitas empresas canadenses que já investem no Paraná e vamos trabalhar para sensibilizar outros investidores sobre as oportunidades disponíveis no Estado”.

FONTE/CRÉDITOS: souagro

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!