Apesar do prazo de Cadastro de Rebanho ser estipulado até o dia 30 de junho, já a partir do dia 1º passou a valer a exigência deste procedimento para conseguir a GTA, Guia de Trânsito Animal.
A campanha de atualização dos rebanhos do Paraná de 2024 começou em 1º de maio e se estenderá o próximo dia 30 de junho e na regional de Toledo, Santa Helena e São José das Palmeiras são os que menos cadastraram.
A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.
Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.
A GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).
Os produtores podem fazer a atualização pelo site da Adapar ou presencialmente em uma das unidades locais do órgão, Sindicatos Rurais ou de Trabalhadores Rurais.
Em Santa Helena, a Adapar funciona no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Avenida Curitiba, 242, centro da cidade.
A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito às penalidades previstas na legislação, inclusive multas.
O secretário de Agricultura Volnei Grade disse que é imprescindível fazer o recadastramento. "Reiteramos o pedido aos produtores para que se evite multas e haja impedimento do transporte de animais", lembrou Volnei.