A Petrobras irá diminuir o preço médio da gasolina A e do gás de cozinha (GLP) para distribuidores a partir deste sábado, 1º de julho.
O que aconteceu:
Para a gasolina, a redução será de 5,3% ou de R$ 0,14 por litro. O preço médio cairá para R$ 2,52 por litro nas refinarias. A gasolina tipo A é misturada com o etanol para compor o combustível comprado nos postos.
Para o gás de cozinha, a redução será de 3,9%, ou de R$ 0,10 por kg. Com isso, o preço médio passará de R$ 2,5356 para R$ 2,4356 por kg nas distribuidoras, equivalente a R$ 31,66 por botijão de 13 kg.
A parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, de R$ 1,84 a cada litro de gasolina na bomba. O cálculo considera a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos. A expectativa da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis) é de que a redução de hoje deixe o litro da gasolina R$ 0,10 mais barato.
Redução ocorre após aumento dos impostos federais. Na quinta-feira (29), foi retomada a cobrança integral de PIS/Cofin sobre a gasolina e o etanol. Ou seja, a medida da Petrobras atenuará o impacto do repasse do retorno da tributação. A Abicom estimou que a gasolina poderia ficar R$ 0,34 mais cara se nada fosse feito.
O preço médio do litro da gasolina nos postos ficou em R$ 5,35 na semana passada. Segundo a pesquisa da ANP, o preço médio do botijão de 13 kg para o consumidor foi de R$ 103,29 entre os dias 18 e 24 de junho.
Postos têm autonomia para definirem os preços que vão cobrar. O preço efetivamente cobrado ao consumidor final é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda. Historicamente, cortes no preço cobrado nas refinarias costumam levar mais tempo para chegar nas bombas do que anúncios de aumentos de preços.
Petrobras fala em manutenção da competitividade. Em nota, a companhia disse que a redução do preço da gasolina "tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da companhia frente às principais alternativas de suprimento dos seus clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino em equilíbrio com os mercados nacional e internacional".
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