A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (7), 13 pessoas suspeitas de tráfico internacional de drogas e armas na operação 'Pó de Ferro'. Mais de 20 toneladas de drogas também foram apreendidas no decorrer da investigação, segundo a PF.
Durante a operação, 108 policiais cumpriram 35 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva.
A ação ocorreu nas cidades de Foz do Iguaçu e Cascavel, no oeste do Paraná, em Descalvado e Porto Ferreira, em São Paulo; Alfenas, em Minas Gerais, Santo Ângelo e Vitória das Missões, no Rio Grande do Sul.
De acordo com as investigações, as drogas como crack, cocaína e maconha eram internalizadas no Brasil a partir do Paraguai. O grupo investigado está envolvido em ao menos 17 ocorrências envolvendo tráfico internacional de drogas.
Segundo a PF, um dos grupos, estabelecido em Foz do Iguaçu, destinava maior parte das drogas para São Paulo e Minas Gerais, mas também para estados do Nordeste. Na cidade o grupo controlava quatro empresas "com notável atuação comercial e industrial" que eram usadas para lavagem de dinheiro.
O outro grupo, foco da investigação, ficava em Foz do Iguaçu, Cascavel e Santo Ângelo e destinava as drogas para o Rio Grande do Sul, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre.
Apreensões
Cerca de 200 kg de crack, seis veículos e 10 caminhões foram apreendidos no decorrerer das investigações, além de 15 pessoas presas em flagrante. De acordo com a polícia, a maior parte dos veículos eram roubados e com adulteração de placas e chassis, conhecidos como veículos clonados.
Além das prisões nesta quinta, também foram sequestrados dinheiro, veículos e imóveis dos investigados e de empresas em nome deles, bens que supostamente foram obtidos em razão das práticas criminosas ou mesmo utilizados para tráfico de drogas.
Comentários: