Na manhã desta quarta-feira (23), a Divisão Estadual de Combate à Corrupção da Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou a operação “Retrocase IV”, com o objetivo de cumprir nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Cascavel, Ubiratã e São José dos Pinhais.
A operação é um desdobramento de trabalhos investigativos iniciados em 2019, a partir do Núcleo de Foz do Iguaçu, que descobriu a existência de uma organização criminosa que fraudava licitações de peças de reposição de maquinários pesados de prefeituras em vários municípios do Paraná. As investigações envolviam servidores públicos e até mesmo agentes políticos.
Após análises das apreensões realizadas em fases anteriores, foram descobertas quatro novas fraudes em licitações ocorridas em Ubiratã em 2021, no mesmo ramo de atuação das empresas investigadas.
As empresas alvos das medidas cautelares são sediadas em Cascavel e Ubiratã, enquanto um dos representantes, à época, de uma delas está residindo em São José dos Pinhais. A PCPR continua as investigações para coletar mais informações sobre a organização criminosa e outros envolvidos nos crimes de fraude em licitações.