Neste mês de abril é celebrado o mês de conscientização sobre o autismo, inclusão, acolhimento e aprendizado. Diante disso, na manhã deste sábado (06), foi realizado pelo GAPA (Grupo de Apoio dos Pais Autistas de Santa Helena) o 1º Movimento de Conscientização em prol do autismo.
A caminhada iniciou próximo a Praça do Colono que seguiu pela Av. Brasil, com intuito de conscientizar a população sobre a importância de entender e apoiar o autismo, além de construir uma sociedade mais inclusiva e empática.
Este primeiro encontro reuniu autistas, familiares e amigos envolvidos pela causa. Rodney Altenhofen empresário e autista, enfatizou a importância deste mês. “A importância é espalhar o conhecimento sobre o autismo em Santa Helena. A gente iniciou há uns dois anos atrás um grupo informal, e já conseguimos vários projetos em defensão ao autismo, tanto a proibição de fogos, fora os dias de evento dentro do calendário do município, e uma lei com uma bolsa de saúde”, enfatizou.
O abril azul foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao TEA (Transtorno do Espectro Autista). Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.
João Mariano da Paz, integrante e um dos responsáveis do grupo, agradeceu a presença de todos os envolvidos e reforçou o compromisso com a causa do autismo.
Comentários: