O programa Ganhando o Mundo, que já levou 200 alunos da rede pública estadual ao Canadá e à Nova Zelândia para estudar inglês, desta vez, selecionou 75 professores que passarão três semanas no Canadá e 24 docentes que ficarão um mês na Finlândia.
E da Esquina Céu Azul, Escola Teotônio Vilela está uma das escolhidas entre milhares de professores de todo o Paraná: Tatiane Staub, que participou do processo seletivo que requeria currículo e prova.
Na sexta-feira, dia 27, ela embarca rumo ao Canadá para uma experiência inesquecível e que enriquecerá a experiência da professora que deverá depois, repassar tudo à comunidade escolar da Teotônio Vilela e por extensão ao complexo educacional do município.
A professora Tatiane ficou emocionada e disse que não esperava o resultado e está se preparando intensamente para a viagem. Já Neuri Celso Weide, o diretor da Escola Teotônio Vilela, lembrou que isso é um prêmio ao educandário, expoente do IDEB na região.
"Nesse intercâmbio, os professores vão conhecer novos currículos e metodologias de ensino. É um programa que agrega à educação do Paraná, porque esses professores vão retornar e contribuir com seus colegas, trazendo todo esse aprendizado e sendo grandes multiplicadores de conhecimento", diz Roni Miranda, secretário da Educação.
Os cursos serão ministrados em português no Canadá e em inglês na Finlândia. São 24 vagas para a Häme University of Applied Sciences, na Finlândia, e 72 vagas para instituições canadenses que integram a associação Colleges and Institutes Canada.
Após concluir o período de formação no exterior, os professores e pedagogos terão mais quatro semanas de mentoria on-line com profissionais das instituições de ensino onde fizeram o intercâmbio. Essa etapa os auxiliará a implementar no Brasil os projetos que foram desenvolvidos durante o intercâmbio.
O programa de intercâmbio internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) para ofertar a estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino, a formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, nos colégios estaduais do Paraná.
Comentários: