Em maio de 2023, a Escola Estadual Cívico-Militar Graciliano Ramos foi contemplada com a inauguração da primeira Sala de Recursos para Altas Habilidades/Superdotação no período vespertino.
Devido à crescente demanda, uma nova sala foi aberta no período matutino em julho deste ano. Atualmente, são atendidos 26 alunos da rede estadual de ensino no município de Santa Helena.
Nessas salas é ofertado um enriquecimento curricular, permitindo que os alunos aprofundem e ampliem o desenvolvimento de temas de seu interesse.
Em comemoração ao Mês das Altas Habilidades/Superdotação, destacam-se as conquistas desses estudantes, que são os únicos representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo.
Projetos em desenvolvimento pelos alunos incluem:
• “Vozes Ocultas” (livro)
• Educação Especial
• Poesias e Contos (livro)
• Telescópio
• Balão Condutor
• Cadeira de Rodas Controlada por Expressões Faciais
Nos últimos três anos, a Secretaria Estadual de Educação (SEED) tem promovido a FENAAH/S – Feira Científica do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, em parceria com o Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (DEIN) e o Núcleo de Altas Habilidades Superdotação (NAAH/S). O evento visa apresentar e compartilhar com a sociedade e entre os próprios idealizadores, os projetos desenvolvidos no Paraná pelos estudantes de altas habilidades.
Para participar do evento, que aconteceu em Foz do Iguaçu, era necessário inscrever os projetos, que depois foram selecionados. As turmas da Escola Estadual Cívico-Militar Graciliano Ramos competiram com mais de 400 projetos inscritos no estado, dois foram selecionados:
• Balão Condutor, idealizado pelos estudantes Daniel Poier, Aurélio Miguel Baratieri da Costa e Cauã Emanuel Zambam da Silva;
• Cadeira de Rodas Controlada por Expressões Faciais, dos alunos Fernando Miguel Koch, Hugo Henrique Tomasi e Gustavo Azevedo.
A Escola Estadual Cívico-Militar Graciliano Ramos se orgulha de ser representada neste evento, que reúne as produções de alunos de todo o estado do Paraná. A instituição agradece à professora Andreia Aparecida Medeiros Simsen, que conduz carinhosamente os estudantes, e aos demais professores, alunos, pais e profissionais envolvidos nos projetos para que pudessem ser executados e representados na terceira edição da FENAAH/S.