O processo de matrícula e rematrícula, para a rede estadual de ensino, para o ano letivo de 2024 começa na próxima segunda-feira, (23), para aproximadamente um milhão de estudantes em todo o Paraná.
A confirmação das vagas seguirá até o dia 10 de novembro. A matrícula inicial ou rematrícula deve ser feita pela internet na opção “Matrícula On-line”, após o cadastro do estudante ser confirmado pelo responsável legal. A vaga pode ser confirmada na instituição de ensino onde a criança ou jovem estuda. Para quem deseja mudar, há também a opção de indicar até três instituições de ensino de preferência.
Nesta segunda opção, o estudante será inserido no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (Ceve) e o responsável deverá entrar na “Área do Aluno”, a partir de 23/11/2023, para ver o resultado da solicitação e a partir do dia 27/11/2023 para confirmar a matrícula na instituição de ensino de preferência. Se nenhuma das opções for contemplada, o estudante permanecerá na instituição de ensino direcionada pela Seed-PR, para a conclusão do processo e, a partir do dia 02/01/2024, poderá entrar na lista de espera novamente.
Acesso
Para acessar o site, o responsável legal ou o próprio estudante – quando maior de 18 anos e indicado como responsável –, deve informar seu CPF e senha (que pode ser recuperada por SMS no celular cadastrado) para acessar a “Área do Aluno”. O primeiro acesso é restrito ao CPF e ao telefone celular cadastrados.
Caso o responsável legal não possua celular ou não tenha acesso à internet, ele poderá fazer a matrícula online na instituição de ensino estadual onde o aluno já estuda, ou mesmo na instituição de ensino estadual mais próxima de sua residência. Em ambos os casos, a escola disponibilizará acesso aos pais e/ou responsáveis para efetivação da matrícula online.
Novos alunos
Para alunos oriundos de outros estados, países, redes particulares e afins, os responsáveis deverão entrar na Área do Aluno, criar o Cadastro Geral de Matrícula (CGM) e indicar 03 (três) instituições de ensino de preferência. Feito isso, deverá aguardar o resultado do processamento das vagas escolares e confirmar matrícula a partir do dia 27/11/2023. Caso o responsável legal tenha dificuldades ou não tenha acesso à internet, poderá procurar a instituição de ensino estadual mais próxima de sua residência para obter maiores orientações.
Documentos
Para a efetivação da vaga, é necessário apresentar toda a documentação obrigatória, seja enviando desde o momento da confirmação da matrícula ou entregando presencialmente na instituição de ensino onde foi feito o processo, até o primeiro dia letivo de 2024.
Para rematrícula é obrigatório o comprovante de vacinação e a fatura recente emitida pela Copel ou pela Sanepar com prazo máximo inferior aos últimos 2 meses, e para rematrícula os documentos necessários são necessários Certidão de Nascimento; Documento Oficial de Identificação com Fotografia do responsável legal em caso para os estudantes menores de idade; Comprovante de Vacinação; Fatura recente emitida pela Copel ou pela Sanepar, com prazo máximo inferior aos últimos 2 meses.
O estudante não aprovado no ano letivo de 2023 manterá sua matrícula na instituição de ensino de origem.
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