GRÊMIO
A retomada do Grêmio no Brasileirão terá uma missão muito clara para Renato. Entre dúvidas e desfalques, o treinador tem um quebra-cabeças para montar no meio-campo, visto que as opções de volante estão escassas. De todos da posição que atuaram com o treinador até o momento, apenas Pepê está disponível atualmente.
A principal dúvida para o duelo com o Athletico-PR, quarta-feira, na Arena, é a presença de Carballo. O uruguaio relatou dores no púbis e pediu dispensa da seleção na rodada das Eliminatórias. Neste momento, é um mistério se o jogador poderá ser utilizado por Renato.
Villasanti e Ronald foram convocados, mas têm situações distintas. O paraguaio está com sua seleção e chegou a correr risco de ser cortado devido a dores musculares. O volante foi preservado na partida contra a Argentina, na última quinta-feira. Porém, conforme apurou o ge, ele está recuperado e deverá ser titular contra a Bolívia, nesta terça.
O duelo no Defensores del Chaco, em Assunção, inicia às 19h30 (de Brasília). Ou seja, a menos de 24 horas do compromisso do Grêmio no Brasileirão. Por isso, é praticamente descartada a possibilidade de o atleta retornar a Porto Alegre e ficar à disposição.
Já Ronald está cedido para a seleção brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile. Além dele, o zagueiro Gustavo Martins também foi convocado pelo técnico Ramon Menezes. Por fim, outra alternativa seria Mila, que recebeu algumas chances com Renato. Porém, o garoto sofreu lesão no joelho direito e está fora da temporada.
Desta forma, o comandante gremista terá que reinventar o Grêmio outra vez mais. Uma possibilidade, por exemplo, seria refazer o esquema com três zagueiros, a fim de reforçar a defesa pelas poucas opções de volante. Assim, Bruno Alves e Bruno Uvini disputariam um lugar para formar o trio com Geromel e Kannemann.
Para o meio, num cenário sem Carballo, dois jogadores poderiam ser improvisados na função do uruguaio: Nathan e Galdino. Os dois possuem características ofensivas, mas na necessidade não seria surpresa que um deles, ou até os dois, pudessem fazer companhia a Pepê no meio.
Renato recorre a jovens da base nos treinos
Até por isso, na iminência de contar com mais atletas originários da posição, dois garotos ganharam oportunidade no grupo principal e têm participado dos treinamentos. Araújo e Josué, ambos de 18 anos, estão à disposição e podem ao menos aparecer entre os relacionados.
Araújo chegou esse ano ao Grêmio proveniente do Ceará. O garoto é citado como "camisa 8", com características de ser forte no combate e desarme. Já Josué, que chegou do América-RJ, é um pouco mais "5", elogiado por arriscar chutes de fora da área, de boa finalização.
Ainda assim, é de costume de Renato ser cauteloso com jovens. O treinador pensa em "lapidar" as joias do clube e lançá-las aos poucos. Desta forma, é difícil projetar que um desses atletas da base já seja utilizado, mesmo com poucas alternativas de origem na posição.
Renato terá ainda três dias pensar na melhor decisão para escalar o time contra o Furacão, às 19h de quarta, na Arena. O treino de sábado, aberto apenas durante o aquecimento, foi o último com acesso à imprensa. Deste domingo em diante, todas as atividades serão fechadas.
Com o acordo entre as partes, o capitão receberia uma valorização salarial e,por consequência, a multa seria elevada. Atualmente, ela está na casa de 5 milhões de euros (R$ 26,65 milhões pela cotação atual).
O camisa 10 vive a melhor temporada da carreira. Alan Patrick é o artilheiro do time com 13 gols, além de ter contribuído com oito assistências em 51 partidas.
Pode dizer que sim (é o melhor ano). Nos últimos anos, até quando estava no Shakhtar, vinha em uma sequência muito boa, com rendimentos bons e ajudava a equipe com gols e assistências. Posso considerar um ano especial – disse.
No Gre-Nal 440, o jogador de 32 anos voltou a ser decisivo. Participou da jogada que originou o gol de Valencia e marcou o terceiro ao completar o passe de Mauricio na vitória. Curiosamente, o primeiro do meia no Brasileirão.
O desempenho de Alan Patrick sustenta a esperança de colocar o Inter na próxima edição da Conmebol Libertadores. O Inter está em 12º lugar do Brasileirão com 32 pontos, 12 atrás do Palmeiras, quarto lugar na tabela, que entraria direto na fase de grupos, e 10 do Fortaleza, sexto e último que asseguraria vaga à próxima edição da competição.
Inter também discute futuro de Rômulo
Alan Patrick não é a única preocupação. O Inter aproveita a relação com Cury para alinhar a situação de Rômulo. O volante está emprestado pelo Athletic-MG. Os direitos estão fixados na casa dos R$ 3 milhões por 60%, e o clube gaúcho já definiu a forma de pagamento.
Atualmente, o jogador de 23 anos é alternativa a Johnny. Inclusive, disputa com Gabriel quem será o protetor da defesa diante do Bahia na quarta-feira, já que o norte-americano voltará da seleção.
Contratado em abril deste ano, o camisa 40 participou de 19 partidas pelo clube gaúcho até o momento, com um gol marcado.