Apesar do cenário permanecer estável em relação às Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) de maneira geral, houve um aumento no número de casos e internações nas faixas etárias de 2 a 4 e de 5 a 14 anos de idade nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná e São Paulo, além da capital Natal (RN), possivelmente causado pelo rinovírus.
A informação está no Boletim InfoGripe referente à Semana Epidemiológica (SE) 32, do período de 6 a 12 de agosto., divulgado ontem pela Fundação Oswlado Cruz (Fiocruz).
Há queda nas ocorrências de influenza A e de vírus sincicial respiratório (VSR) na maioria dos estados, mas o boletim faz um alerta para o rinovírus entre as crianças.
“Constatamos um aumento no número de novos casos semanais e internações de pessoas de 2 a 4 anos e 5 a 14 anos de idade nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná e de São Paulo, além de Natal (RN). Os dados laboratoriais sugerem, até o momento, que o crescimento neste grupo esteja associado ao rinovírus, e não à Covid ou ao vírus da influenza”, observa o oordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.
Segundo os dados da Rede Genômica Fiocruz, ainda não houve detecção da variante EG.5 (Covid-19) no Brasil. Gomes destaca a manutenção de queda ou estabilização de casos positivos para Sars-CoV-2 (Covid-19).
No entanto, ele ressalta que é importante os estados manterem os fluxos de coleta e envio de amostras para manutenção da capacidade de vigilância genômica do Sars-CoV-2 no território nacional.
Comentários: