Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

Rinovírus faz subir internações crianças e jovens no Paraná

Há queda nas ocorrências de influenza A e de vírus sincicial respiratório (VSR) na maioria dos estados

Rinovírus faz subir internações crianças e jovens no Paraná
bemparana
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Apesar do cenário permanecer estável em relação às Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) de maneira geral, houve um aumento no número de casos e internações nas faixas etárias de 2 a 4 e de 5 a 14 anos de idade nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná e São Paulo, além da capital Natal (RN), possivelmente causado pelo rinovírus.

A informação está no Boletim InfoGripe referente à Semana Epidemiológica (SE) 32, do período de 6 a 12 de agosto., divulgado ontem pela Fundação Oswlado Cruz (Fiocruz).

Há queda nas ocorrências de influenza A e de vírus sincicial respiratório (VSR) na maioria dos estados, mas o boletim faz um alerta para o rinovírus entre as crianças.

“Constatamos um aumento no número de novos casos semanais e internações de pessoas de 2 a 4 anos e 5 a 14 anos de idade nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná e de São Paulo, além de Natal (RN). Os dados laboratoriais sugerem, até o momento, que o crescimento neste grupo esteja associado ao rinovírus, e não à Covid ou ao vírus da influenza”, observa o oordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.

Segundo os dados da Rede Genômica Fiocruz, ainda não houve detecção da variante EG.5 (Covid-19) no Brasil. Gomes destaca a manutenção de queda ou estabilização de casos positivos para Sars-CoV-2 (Covid-19).

No entanto, ele ressalta que é importante os estados manterem os fluxos de coleta e envio de amostras para manutenção da capacidade de vigilância genômica do Sars-CoV-2 no território nacional.

FONTE/CRÉDITOS: bemparana
Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!