O setor de rodovias concedidas investiu R$ 236 bilhões no país nos últimos 25 anos. Na última década, o investimento por quilômetro nos trechos concedidos foi 4 vezes maior do que nas rodovias operadas pelo poder público federal. Hoje, 12,5% da malha pavimentada do Brasil é concedida.
Os dados foram apresentados nesta 4ª feira (10.mai.2023) pelo relatório de atividades de 2022 da ABCR (Melhores Rodovias do Brasil, antiga Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias). Eis a íntegra (2,1 MB).
Atualmente, o Brasil tem 26.700 km de rodovias cedidas à iniciativa privada. Em 1998, nos primeiros leilões, o Brasil tinha 9.200 km. A expectativa da associação é que nos próximos 5 anos, com o calendário de leilões, o setor ganhe chegue a 30.000 km de rodovias concedidas.
Nos últimos 20 anos, as rodovias com pedágio reduziu em 51% os acidentes nas e diminuiu 56% das fatalidades no mesmo período.
Para Marco Aurélio Barcelos, diretor-presidente da ABCR, apesar do bom desempenho do setor privado de rodovias, há 2 alertas para os próximos anos: resolver danos causados pela pandemia de covid-19 e o aperfeiçoamento de modelagem dos contratos de concessão.
ABCR +
A ABCR também lançou nessa 4ª feira o índice ABCR+, que além de apresentar o fluxo de veículos, também contará com o impacto econômico, impacto ambiental e social, segurança viária e qualidade dos serviços das rodovias privadas. Os dados serão atualizados mensalmente.