A Secretaria de Educação do Estado do Paraná realiza nesta semana, nos dias 14 e 15, consulta pública em diversas instituições estaduais de ensino, o processo de Consulta Pública à comunidade escolar para a implementação do Programa Colégios Cívico-Militares.
Em Santa Helena, os responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola estadual Graciliano Ramos, caso o aluno tenha 16 anos ou mais, ele mesmo pode votar. Votará somente um responsável por Código Geral de Matrícula (CGM) do estudante.
"O modelo dos colégios cívico-militares proporciona a ampliação do aprendizado devido à maior quantidade de aulas que é oferecida aos estudantes”, afirma o secretário estadual da Educação do Paraná, Roni Miranda. “O processo aprimora a qualidade do ensino com aulas adicionais de português, matemática e da unidade curricular exclusiva de cidadania e civismo, que proporciona conhecimento das leis, da Constituição Federal, além do papel dos três poderes, e de valores como ética, respeito e cidadania", afirma o secretário.
MODELO CÍVICO-MILITAR NO PARANÁ - Modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020.
Nesta segunda (11), a escola realiza uma reunião com os pais, explicando como funcionam as escolas Cívico-Militares e nos dias 14 e 15, das 8h às 22h, na escola serão coletados os votos da Consulta Pública.
Comentários: