Santa Helena foi selecionada para participar do Programa de Aquisição de Alimentos no âmbito da ação de distribuição a Grupos Populacionais Tradicionais e Específico, com adesão direta.
A seleção dos municípios beneficiários levou em consideração a concentração de povos indígenas.
Santa Helena se destacou nesse processo e o município foi agraciado com um montante de R$ 45.000,00 para a execução do programa.
Com esta ação, a Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, visa o desenvolvimento e assistência social, familiar e ao combate à fome da população indígena.
De acordo com as diretrizes de encaminhamento destes recursos, haverá compra de produtos junto aos agricultores cadastrados e doação simultânea aos indígenas, com um período de execução de 12 meses. Os principais produtos são hortifrutis, panificados e carnes.
O número mínimo de beneficiários fornecedores é de três agricultores e todos eles devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, cuja seleção será por meio de chamada pública.
Débora Guerino Boico é a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e segundo ela, foram ouvidos os principais interessados no assunto, os indígenas, para a detecção de suas necessidades e costumes, justamente para formatar o pedido dos produtos aos agricultores.
Comentários: