A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) instaurou, nesta terça-feira (10), ato administrativo para apurar uma apresentação escolar sobre a Segunda Guerra Mundial em um colégio de Arapongas (PR), que contou com suásticas e um boneco de Adolf Hitler. O caso, ocorrido na última sexta-feira, viralizou nas redes após postagem da deputada federal Carol Dartora (PT-PR) no final de semana.
"O procedimento está sendo executado em caráter de urgência a fim de apurar as informações necessárias e conduzir as medidas cabíveis", afirma a Secretaria de Educação, em nota.
"A Seed-PR volta a reforçar que a apologia a quaisquer doutrinas, partidos, ideologias e demais referências ao nazismo não é tolerada em qualquer escola da rede estadual, sendo a situação relatada em Arapongas, encarada com extrema gravidade", conclui ainda o órgão. Inicialmente, no domingo, a secretaria havia negado existir apologia na atividade escolar.
Nesta segunda-feira, o Ministério Público do estado já havia confirmado ter dado início a uma investigação sobre o caso. De acordo com o MP, informações foram requisitadas ao Colégio Estadual Marquês de Caravelas e ao Núcleo Regional de Educação. "As Promotorias Criminais da Comarca vão acompanhar essa apuração, de forma integrada com a Polícia Civil", conclui a nota.
Em uma das imagens que viralizaram, dois jovens de roupas pretas aparecem ao lado de um manequim com um bigode que remete ao de Hitler. Faixas vermelhas com suásticas estão ao redor da cena. Em outra foto, um jovem está usando um boné com uma suástica desenhada. Segundo outras publicações feitas na página, alunos do Colégio Marquês de Caravelas viajaram até uma cidade vizinha para entrevistar a filha de um soldado nazista.