Dos mais de 600 que podiam participar da consulta para decidir o futuro do Colégio Graciliano Ramos, em Santa Helena, foram à urna, 353 “eleitores”, sendo 53 votantes entre os professores e funcionários e 300 pais, responsáveis ou alunos maiores de 16 anos, ultrapassando o quórum necessário de 50% mais um.
Na cédula de votação, duas opções SIM ou NÃO e a vontade da maioria prevaleceu com 78,9%, sendo que foram contabilizados 278 SIM e 72 NÃO, um em branco, outro nulo e ainda, um sufrágio em separado.
O modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020.
Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado em 2024. Com as novas unidades, serão 289 colégios nessa modalidade no próximo ano. E com a nova consulta o número pode passar de 300.
Comentários: