Um vídeo no Twitter tem feito sucesso ao mostrar uma solução para espermatozoides preguiçosos. Trata-se do spermbot, um nanorobô capaz de conduzir os pequenos nadadores até o óvulo e ajudar nos casos de infertilidade masculina.
Apesar de terem feito sucesso agora, as imagens não são novas. Pelo contrário: foram gravadas em 2016 como parte da pesquisa realizada pelo Instituto Alemão de Nanociências Integrativas. Os resultados do estudo foram publicados no periódico científico Nano Letters.
'Corpo' do spermbot abraça espermatozoides
A forma com que o robô funciona chama bastante a atenção. Seu formato de hélice de metal envolve o gameta em um abraço e prende-se à cauda dele por meio de um campo magnético giratório. Com isso, consegue deslocar os espermatozoides com deficiência de movimento, tornando-se uma possível forma de fertilização.
Entretanto, antes de entrar na lista de opções de futuros papais, o spermbot ainda precisa encarar diversos estudos, inclusive no corpo humano. No vídeo, a captura do espermatozoide foi realizada em laboratório, e pesquisas sobre a compatibilidade do material com o tecido vido são necessárias.
A nanobot picks up a lazy sperm by the tail and inseminates an egg with it, by the German Institute for Integrative Nanosciences. pic.twitter.com/I7C1lvq5xV
— Weird Science (@weird_sci) September 22, 2021