INTERNACIONAL
O Internacional venceu o Corinthians por 2 a 1 na noite deste sábado, na Neo Química Arena, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, confirmou sua classificação à Copa Sul-Americana de 2024 e deixou o rival ainda sob risco – remoto – de rebaixamento. O Colorado foi mais time do que o Timão durante todo o duelo e construiu a vitória, primeira dos gaúchos no atual estádio corintiano, com gols de Maurício e Wanderson – Romero descontou. A vaga na Sul-Americana é prêmio de consolação para um Inter que caiu de maneira traumática nas semifinais da Libertadores deste ano e chegou a flertar com o rebaixamento no Brasileiro. Já o Corinthians, que fez bela festa para a despedida do lateral-esquerdo Fábio Santos, queria uma vaga na mesma competição. No entanto, foi embora ainda preocupado com a tabela. A vitória leva o Inter aos 52 pontos, garantido na Sul-Americana.
O adeus de Fábio Santos
Aos 38 anos, o lateral-esquerdo Fábio Santos foi abraçado por torcida, elenco e família antes do jogo na Neo Química Arena. Ele recebeu homenagens, posou ao lado das seis taças conquistadas pelo Corinthians e ainda foi a campo – foi substituído por Matheus Bidu na metade do segundo tempo, muito aplaudido e com reverências até de jogadores do Inte
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi quase todo do Inter, que é mais time, mostrou mais qualidade e se aproveitou de um Corinthians pouco intenso e que tem dificuldades para se portar sem a bola. Aos poucos, o Colorado foi encontrando espaços nas costas dos volantes rivais e superando a pressão na saída de bola em vários momentos – quando encaixou um ataque, chegou ao gol com Maurício, sozinho na entrada da área, aos 35 minutos, após lançamento de Bruno Henrique e assistência de Bustos. O Timão pouco fez ofensivamente, com Giuliano e Renato Augusto isolados e Giovane, substituto de Yuri Alberto, muito abaixo dos demais.
Segundo tempo
O Corinthians voltou com Wesley no lugar de Giovane e se encaixou melhor, com Romero jogando de referência e fazendo o ataque fluir melhor. A pressão na saída do Inter também melhorou, e assim saiu o gol de empate do Timão: Matheus Araújo roubou de Renê, rolou para Moscardo e viu o garoto cruzar rasteiro para Romero finalizar. O 1 x 1 foi o melhor momento do Timão no jogo, que logo viu o Inter tomar as rédeas novamente e se aproveitar da fragilidade na recomposição do rival. Em outra jogada de velocidade, Enner Valencia recebeu na área, Gil dividiu, mas Wanderson, sozinho, fez o segundo do Colorado. A partir daí, foi na base do desespero: o Inter chegou a fazer outro gol, com Enner Valencia, anulado por impedimento; e o Corinthians se lançou à frente, perdeu chances – a melhor delas com Pedro, de cabeça, que exigiu defesaça de Rochet – e teve Lucas Veríssimo expulso. Mas não conseguiu buscar o empate dentro de casa.
Próximos jogos
O Corinthians fecha o Brasileirão enfrentando o Coritiba, no Couto Pereira, enquanto o Inter recebe o Botafogo no Beira-Rio. Os dois jogos, assim como toda a 38ª e última rodada, serão realizados na próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília).
GRÊMIO
Em uma noite de festa para Luis Suárez, o Grêmio venceu o Vasco por 1 a 0 neste domingo, na Arena, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Mais de 50 mil gremistas lotaram o estádio para ver o último jogo do Pistolero na casa gremista, e ele não decepcionou. Com um chute de fora da área no primeiro minuto do segundo tempo, o camisa 9 decidiu a partida e recolocou o time gaúcho no G-4. O Tricolor foi melhor durante a maior parte dos 90 minutos e ainda contou com o nervosismo do time carioca, que vai para a última rodada ameaçado de rebaixamento, mas dependendo apenas de si.
Com a vitória, o Grêmio foi a 65 pontos, ultrapassou o Botafogo e agora é o quarto lugar na classificação. Com a vitória do Palmeiras sobre o Fluminense, o time gaúcho já não tem mais chances de título, mas depende apenas de si para garantir uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Já o Vasco segue em 16º, com 42 pontos. O Cruzmaltino não entrou na zona de rebaixamento graças a derrota do Bahia para o já rebaixado América-MG.
O adeus de Suárez
Luis Suárez foi ovacionado em seu último jogo na Arena neste domingo. Máscaras com o rosto do uruguaio, cartazes de agradecimento e um bandeirão estendido pela torcida com a frase "Gracias, Lucho" criaram um clima para o adeus do Pistolero. O camisa 9 entrou em campo com seus três filhos, com o restante da família presente em um dos camarotes na Arena. A cada toque dele na bola, a torcida explodia nas arquibancadas e foi ao êxtase com o gol do camisa 9, no primeiro lance do segundo tempo. No final do jogo, o Grêmio exibiu um vídeo no telão com uma homegem ao jogador, e ele recebeu um abraço da família enquanto acenava para os fãs. Suárez tem contrato com o Grêmio até o final do ano e na próxima temporada deve jogar ao lado do amigo Lionel Messi no Inter Miami.
Primeiro tempo
O Grêmio foi melhor no primeiro tempo, conduzido principalmente por Luis Suárez. Na sua última partida frente ao torcedor, o camisa 9 foi responsável pelas principais ações ofensivas do time gaúcho. Aos sete minutos, ele recebeu de Ferreira, dentro da área, deu linda caneta em Léo Pelé, mas finalizou sem ângulo para fora. Já na metade da etapa, Reinaldo, de fora da área, soltou uma bomba cruzada, que passou perto da meta do goleiro Léo Jardim. Aos 35, Luisito, em cobrança de falta, colocou na cabeça de Rodrigo Ely, que cabeceou para o fundo das redes. No entanto, após revisão do VAR, o lance foi anulado. Nos acréscimos, Suárez tentou mais uma de fora e Jardim defendeu. O Vasco conseguiu algumas escapadas em contra-ataques, principalmente com Gabriel Pec, sem concluir as jogadas.
Segundo tempo
A estrela de Luís Suárez apareceu logo no primeiro lance da segunda etapa. Com apenas 34 segundos, o uruguaio recebeu na frente da área de Nathan Fernandes e, com muita categoria, acertou o canto do goleiro Léo Jardim para abrir o marcador. Com o gol dos mandantes, o jogo ficou ainda mais aberto. Em duas oportunidades, Vegetti foi acionado na área. Na primeira, isolou após o cruzamento de Gabriel Pec e, na segunda, perdeu chance clara do empate em lançamento de Marlon Gomes.
Já na reta final da partida, os dois times perderam boas oportunidades. Aos 29, Ferreira invadiu a área, cortou a marcação e obrigou Léo Jardim a fazer boa defesa. No rebote, Luís Suárez acertou a trave. No lance seguinte, na resposta do Vasco, Jair achou Marlon Gomes. O volante invadiu a área pelo lado e tentou a finalização cruzada, mas a bola passou sem perigo. Nos acréscimos, o Vasco aumentou a pressão em busca do empate, principalmente devido as ações do meia Payet. Com passe do francês, Praxedes, livre na frente da área, chutou no canto, mas e o goleiro Caíque fez uma grande defesa e evitou o gol do empate.
Próximos jogos
Grêmio e Vasco encerram sua participação no Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira, dia 6. O Grêmio visita o Fluminense, no Maracanã, enquanto o Vasco recebe o Bragantino, em São Januário. Todos os jogos da 38ª e última rodada serão disputados às 21h30.