No decorrer dos próximos dias a formação de duas frentes frias deve levar a novas condições de chuvas extremas na região Sul. Algumas projeções indicam volumes superiores aos 250 mm no decorrer da semana, que podem ser superados.
Neste evento, as áreas sob risco de enchentes abrangem os três estados da região, desde o norte do Rio Grande do Sul até o sul do estado do Paraná. Com grande foco de atenção em uma grande extensão do Rio Uruguai em áreas da Fronteira do Rio Grande do Sul.
De acordo com o Sistema de Alerta Global para Enchentes, as áreas com maior risco neste momento é o Vale do Itajaí em Santa Catarina - entre Blumenau e Joinville. Áreas nas imediações de Ponta Grossa (PR) também devem ser afetadas pelas enchentes.
As chuvas podem vir na forma de fortes tempestades, acompanhadas de muita atividade de raios, queda de granizo e grandes volumes em curtos períodos de tempo.
Os momentos mais críticos são válidos para a noite de terça (03) até a noite de quarta-feira (04). As chuvas começam na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, avançando até o leste do Paraná, com alertas para eventos de tempo adverso.
O segundo pulso de instabilidades será mais persistente e deve começar na tarde de sexta-feira (06) sobre Santa Catarina e atuar até a tarde de domingo (08) avançando em áreas do norte do Paraná.
Comentários: