A vocação de Santa Helena para o esporte nas mais diversas modalidades incentivadas pelas escolinhas tem dado resultados altamente positivos.
Fruto do trabalho desenvolvido por dezenas de profissionais apoiados pela Administração Municipal através Secretaria de Esportes e Lazer e das associações esportivas destacam desportistas locais nos âmbitos regional, estadual e até nacional.
Recentemente, mais um talento da base em Santa Helena se destacou. O atleta Thiago Kipper foi para o Cascavel Futsal e disputará o Paranaense de Futsal Sub-17. O ala/fixo estreou neste ano no Santa Helena Futsal, inclusive já marcando gol como profissional.
Outro atleta das bases locais, Elano Rech, já está no elenco principal do Cascavel Futsal, agora na categoria Sub-20, onde também disputa o Paranaense e a Liga Talentos.
E assim, outros atletas de categorias distintas, têm elevado o nome de Santa Helena no esporte, fruto de uma ação constante.
O prefeito Evandro Grade tem formação na área de Educação Física e também um histórico de atividades como professor de escolinhas de futebol. Depois que assumiu a condição de prefeito, não parou de incentivar através de sua gestão, a formação de atletas.
Zado tem um olhar especial para o futsal, futebol de campo, voleibol, basquetebol, handebol, bocha, bolão e outras atividades.
Através da Secretaria de Esportes, comandada por Juliana Ladeia Costa, o trabalho se expande através das diversas escolinhas de modalidades como o futebol, futsal e ainda, com entidades constituídas como a Adesp - Associação Desportiva Santa Helena de Futsal ; a Asa Vôlei, Associação Basquete Santa Helena e ASH, Associação Santa-helenense de Handebol.
Numa avaliação aproximada, cerca de duas mil crianças, adolescentes e jovens participam de alguma atividade esportiva, incentivada decisivamente pelo município.
Nos últimos tempos, muitas equipes locais disputaram com sucesso competições regionais e sempre foram recebidas com suas faixas, troféus e medalhas de campeãs.
Familiares, amigos e a população de um modo geral, compreendem cada vez mais a importância de ocupar os pequenos, crianças, adolescentes e jovens, adultos e até idosos com atividades saudáveis e que ainda, resultam na formação pessoal, da consciência da disputa, de vibrar nas vitórias e acima de tudo, na compreensão de que nem sempre só o que vale é o alto do pódio.
Comentários: