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Tráfego parcial de caminhões sobre a Ponte da Integração previsto para abril

CA fiscalização do tráfego será feita por intermédio de um totem, similar ao existente na PRF de Santa Terezinha de Itaipu

Tráfego parcial de caminhões sobre a Ponte da Integração previsto para abril
oparana
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A Ponte da Integração, nova ligação binacional entre Brasil e Paraguai, deverá receber o tráfego de caminhões até abril. Pelo menos essa é a informação divulgada nesta semana pela Polícia Rodoviária Federal. Em um primeiro momento, terão acesso apenas caminhões vazios e em um segundo momento, poderão trafegar pela ponte, carregados. A decisão de liberar o fluxo no local foi firmada conjuntamente entre as autoridades brasileiras e paraguaias. A determinação de liberar somente o tráfego de caminhões vazios vai perdurar até a liberação total da Perimetral Leste, que fará a ligação da ponte com a BR-277.

Conforme informações obtidas, a fiscalização do tráfego será feita por intermédio de um totem, similar ao existente na PRF de Santa Terezinha de Itaipu. A princípio, a segunda ponte ligando Brasil e Paraguai seria inaugurada no dia 12 de dezembro, mas a solenidade foi adiada pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro.

A Ponte da Integração está sendo executada sobre o Rio Paraná, no bairro Porto Meira, próximo à Tríplice Fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina. No lado paraguaio, a obra fará ligação com o município de Presidente Franco, vizinho de Cidade de Leste, onde fica localizada a Ponte Internacional da Amizade. O projeto, iniciado em 2019, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o governo federal e a Itaipu Binacional.

O projeto, iniciado em 2019, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o governo federal e a Itaipu Binacional.  O DER/PR está executando a obra em ambas as margens. O investimento atualizado até o momento é de R$ 227 milhões. O objetivo é que a nova ligação seja utilizada para realizar todo o transporte de cargas entre os dois países, aliviando o tráfego da Ponte da Amizade, que irá atender principalmente turistas e passageiros.

As obras começaram em agosto de 2019. Três anos depois, em agosto deste ano, as duas frentes de trabalho (do Brasil e do Paraguai) se encontraram sobre o leito do Rio Paraná. Foram utilizados no projeto aproximadamente 37 mil metros cúbicos de concreto e 3,5 mil toneladas de aço. No final de novembro, a ponte foi submetida a testes dinâmicos com caminhões-betoneira, carregados de água e brita e carga de até 162 toneladas. A iluminação funcional, com tecnologia em LED, também está instalada.

Mesmo antes de inaugurada, a ponte – vizinha do Marco das Três Fronteiras –, já se tornou um novo cartão-postal na região turística trinacional. De noite, é possível ver a estrutura iluminada de longe, a partir de vários pontos da fronteira.

A construção é do tipo estaiada e conta com duas torres de sustentação, com 120 metros de altura. A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros, sendo o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

FONTE/CRÉDITOS: oparana

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