A Ponte da Integração, nova ligação binacional entre Brasil e Paraguai, deverá receber o tráfego de caminhões até abril. Pelo menos essa é a informação divulgada nesta semana pela Polícia Rodoviária Federal. Em um primeiro momento, terão acesso apenas caminhões vazios e em um segundo momento, poderão trafegar pela ponte, carregados. A decisão de liberar o fluxo no local foi firmada conjuntamente entre as autoridades brasileiras e paraguaias. A determinação de liberar somente o tráfego de caminhões vazios vai perdurar até a liberação total da Perimetral Leste, que fará a ligação da ponte com a BR-277.
Conforme informações obtidas, a fiscalização do tráfego será feita por intermédio de um totem, similar ao existente na PRF de Santa Terezinha de Itaipu. A princípio, a segunda ponte ligando Brasil e Paraguai seria inaugurada no dia 12 de dezembro, mas a solenidade foi adiada pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro.
A Ponte da Integração está sendo executada sobre o Rio Paraná, no bairro Porto Meira, próximo à Tríplice Fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina. No lado paraguaio, a obra fará ligação com o município de Presidente Franco, vizinho de Cidade de Leste, onde fica localizada a Ponte Internacional da Amizade. O projeto, iniciado em 2019, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o governo federal e a Itaipu Binacional.
O projeto, iniciado em 2019, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o governo federal e a Itaipu Binacional. O DER/PR está executando a obra em ambas as margens. O investimento atualizado até o momento é de R$ 227 milhões. O objetivo é que a nova ligação seja utilizada para realizar todo o transporte de cargas entre os dois países, aliviando o tráfego da Ponte da Amizade, que irá atender principalmente turistas e passageiros.
As obras começaram em agosto de 2019. Três anos depois, em agosto deste ano, as duas frentes de trabalho (do Brasil e do Paraguai) se encontraram sobre o leito do Rio Paraná. Foram utilizados no projeto aproximadamente 37 mil metros cúbicos de concreto e 3,5 mil toneladas de aço. No final de novembro, a ponte foi submetida a testes dinâmicos com caminhões-betoneira, carregados de água e brita e carga de até 162 toneladas. A iluminação funcional, com tecnologia em LED, também está instalada.
Mesmo antes de inaugurada, a ponte – vizinha do Marco das Três Fronteiras –, já se tornou um novo cartão-postal na região turística trinacional. De noite, é possível ver a estrutura iluminada de longe, a partir de vários pontos da fronteira.
A construção é do tipo estaiada e conta com duas torres de sustentação, com 120 metros de altura. A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros, sendo o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.