Liberdade FM - 87,9

(45) 988047800

Geral

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) FOI DEBATIDO NA ASSEMBLEIA DO PARANÁ

Foco em políticas públicas assertivas no estado

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) FOI DEBATIDO NA ASSEMBLEIA DO PARANÁ
Alep
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A audiência pública proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) para debater as perspectivas e desafios diante do Transtorno do Espectro Autista (TEA) aconteceu nessa quinta-feira (21), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com o objetivo de ouvir especialistas e a população afetada por TEA com foco em políticas públicas assertivas.

Para o proponente e presidente da audiência pública, deputado Amaro “é um tema sensível que a gente precisa abordar e fazer mais aqui na Casa. Estamos com uma frente muito grande trabalhando em cima disso, inclusive condensando toda legislação referente para ajudar as pessoas, porque ainda há muito preconceito e muita reclamação. As pessoas esperam mais do poder público no atendimento ao transtorno do espectro autista. E agora, com a participação do deputado federal Diego Garcia que encabeça esse tema em Brasília, estamos todos unidos, executivo federal e estadual, todos os 54 deputados estaduais focados para melhorar as políticas públicas que atendam àquelas pessoas que sofrem com isso”.

A integrante do Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade e participante do grupo de trabalho para elaboração do Código Estadual do Transtorno do Espectro Autista, deputada Flávia Francischini (União), participou da audiência pública. “A gente fica muito feliz como parlamentar e principalmente como mãe, em ver mais uma força política a falar a respeito do autismo, como o nosso deputado federal Diego Garcia que está à frente deste tema em Brasília. Nós precisamos de representantes na câmara Federal para falar sobre o autismo, para defender o autista e a família do autista, para que possamos pedir por tratamento, pedir por leis, por apoio aos familiares, porque toda família precisa estar equilibrada para passar esta paz, para passar harmonia para o autista. Então ter um deputado federal que está imbuído em levar as demandas sobre o autismo do nosso estado para a capital federal é excelente”.

A procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa, deputado Cloara Pinheiro (PSD), contou que a Procuradoria da Mulher recebeu a solicitação para auxiliar na autorização da menina Aymeé Sophie Soares de Almeida, de 12 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conseguisse ficar com o galo dela, chamado Paçoca, em um hospital de Curitiba, onde a mãe da garota faria uma cirurgia. “Entraram em contato conosco lá na Procuradoria da Mulher e a nossa coordenadora Alessandra, organizou junto à Defensoria Pública este atendimento. Foi feito um esforço conjunto para que pudéssemos dar um pouco de conforto para esta família que teve seus direitos garantidos. Hoje todas estão aqui, a Janete, a Aymeé e o galo Paçoca”, concluiu a deputada Cloara.

A senhora Janete Soares de Almeida, mãe de Aymeé, declarou que “é extremamente importante toda fala que envolve o autismo, porque a sociedade não está pronta, e audiências públicas como esta colaboram na desmistificação do espectro autista a partir do Poder Legislativo irradiando para toda sociedade. Principalmente em situações como a que minha filha e eu vivemos, onde tivemos que lutar para garantir os nossos direitos já constituídos, foi possível ver o quanto precisamos ainda falar mais de autismo, das suas características e o quanto ainda precisamos ir à rua para que a sociedade compreenda e conheça o autismo. A Procuradoria da Mulher primeiramente foi um amparo psicológico porque eu me encontrava em crise de pânico em saber que teria que fazer a cirurgia e não havia como deixar minha filha sem atenção. Sei que a partir daí foi montada uma força tarefa da procuradoria da Mulher com a Defensoria Pública para que a cirurgia se realizasse e minha filha com o seu galo de estimação pudessem me acompanhar em tudo”.

O deputado federal Diego Garcia (Republicanos) integra a Subcomissão Especial de pessoas com Espectro Autista da Comissão de Saúde da Câmara de Deputados (CSAUDE/SUBAUTIS) e tem organizado os “Encontros Regionais: Novas Políticas Públicas para as Pessoas com Transtorno do Espectro Autista”. O evento aconteceu já em Cascavel no dia 14 de setembro, em Curitiba em 21 de setembro e acontecerá em Londrina, no dia 28 de setembro. “Todos os anos, na Câmara de Deputados, a comissão de Saúde escolhe três temas para se debruçar sobre eles e propor políticas públicas, projetos de lei, indicações ao Poder Executivo e este no, um dos temas escolhidos foi o transtorno de espectro autista. Eu fui um dos indicados para formar este grupo de parlamentares que compõe essa subcomissão dentro da Comissão de Saúde e já que queremos propor novas políticas públicas, vamos dar oportunidade para que a sociedade possa participar. Por isso eu queria fazer um agradecimento especial ao deputado Traiano, presidente desta Casa de Leis e ao deputado Amaro que fez toda esta articulação para que o encontro pudesse acontecer aqui. Vamos recolher todas estas sugestões da população e as orientações de especialistas e representantes dos poderes públicos constituídos e encaminha para compor o relatório final da comissão de Saúde da Câmara”.

Representantes do poder público e 16 instituições representativas da sociedade civil organizada que atendem as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) participaram da audiência pública oferecendo depoimentos, compartilhando experiências e participando com sugestões para aprimorar políticas públicas sobre o tema.

Serviço:

O próximo encontro acontece em Londrina.

Dia: 28/09/2023

Horário: 17h.

Local: Auditório da Universidade Unopar

Endereço: Avenida Paris,675, Jardim Piza.

Comentários:

Veja também

Envie sua mensagem e participe da nossa programação!