Treze policiais ambientais da região de Cascavel foram suspensos da Polícia Militar. O grupo é suspeito de extorquir produtores rurais.
A corporação deflagrou uma operação na quinta-feira (6) para cumprir 18 mandados de busca e apreensão contra os suspeitos.
Os policiais tiveram fardas e armas recolhidas, mas não foram presos. Segundo as investigações, eles iam até propriedades rurais irregulares e exigiam dinheiro para que os produtores não fossem multados.
O grupo é suspeito de cometer ao menos 25 crimes. Os investigados podem responder por crimes como organização criminosa, extorsão e roubo.
As investigações
Os mandados foram cumpridos em cidades do Oeste e Sudoeste. Os alvos foram nove policiais militares ambientais, um policial militar de Toledo, dois policiais da reserva remunerada e um da reserva não remunerada.
Conforme a PM, as investigações da operação “Lacraia” começaram em 2020 após a prisão de dois policiais na cidade de Toledo por crime de extorsão.
A partir das prisões foi aberto um inquérito onde foram feitas quebras de sigilos bancários e telefônicos dos investigados, além de sigilo imobiliário.
Cidades onde foram cumpridos os mandados buscas e apreensões:
Cascavel (7 mandados)
Toledo (6 mandados)
Santa Helena (1 mandado)
Tupãssi (1 mandado)
Francisco Beltrão (1 mandado)
Santa Tereza do Oeste (1 mandado)
Rio Azul (1 mandado)