O primeiro lote de vacina contra a dengue chegou ao Paraná nesta quinta-feira (22), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Mais de 35 mil doses da vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda, foram entregues pelo Ministério da Saúde.
A distribuição dos imunizantes deve ser realizada até sexta-feira (23) para 21 cidades das regionais de Londrina e Foz do Iguaçu.
O público-alvo da primeira etapa da vacinação contra a dengue é para crianças de 10 a 14 anos, mas neste momento, a recomendação do Ministério da Saúde é que sejam vacinadas crianças de 10 e 11 anos.
Vacina da Dengue: quantas doses são necessárias?
O protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, com base em estudos técnicos, prevê a aplicação de duas doses do imunizante, com intervalo de 90 dias entre elas.
O primeiro lote de vacina da dengue enviado ao Paraná tem o suficiente para a primeira dose, e uma nova remessa deve ser enviada nos próximos dias para garantir a segunda dose às crianças.
A vacina possui vírus vivos da dengue que foram enfraquecidos de maneira controlada. Essa abordagem permite uma resposta imunológica do organismo, o que facilita uma reação mais rápida em situações de exposição real ao vírus.
De acordo com o último informe epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná soma 45.930 casos confirmados, 130.107 notificações e 16 morte, além de 31.421 casos em investigação e 47.232 descartados.
Comentários: