O presidente da Comissão de Assuntos Sociais, senador Eduardo Girão, do Novo do Ceará, afirmou que as redes sociais e a internet trazem vários benefícios para a sociedade atual, facilitando a conexão entre pessoas de todo o mundo, integrando ferramentas em um único aparelho, mas que também estão causando diversos problemas para as saúdes física e mental da população.
Girão ainda destacou que o excesso de informação e os padrões de beleza irreais impostos pelas redes sociais são problemas sérios que devem ter uma atenção especial, também, do Parlamento: Embora as redes sociais ofereçam inúmeros benefícios, como conectar pessoas distantes e proporcionar plataformas para a expressão criativa, elas também têm seus efeitos negativos. Estudos indicam que o uso excessivo dessas plataformas está relacionado com diversos problemas de saúde.
O constante fluxo de informações e a imposição de modelos de estética pessoal e de estilos de vida são algumas das razões que levam a esses desafios. O pesquisador do Instituto de Psiquiatria da USP, Cristiano Nabuco de Abreu, destacou que é essencial que o poder público esteja atento aos possíveis danos que o excesso de tecnologia podem causar na sociedade. Ele acredita que é a partir desses espaços de debate que medidas efetivas podem ser tomadas para combater, o que ele chama de "epidemia silenciosa".
O pesquisador afirmou que o vício nas redes sociais causa danos físicos e psicológicos graves para a população mundial, comparáveis com os efeitos viciantes das drogas. E são exatamente vocês, são as autoridades do legislativo e o público leigo que precisam começar a se mobilizar para colocar o assunto sobre a mesa, porque, senador, é uma epidemia silenciosa que está acontecendo. E o que que nós temos, então? A pergunta que eu faço: o que essa tecnologia terá feito com os seus usuários?
Existe um escritor americano que ele diz que os únicos mercados que chamam os seus clientes de usuários são os das drogas e o das tecnologias. Fazendo uma alusão a respeito da questão perniciosa. Os especialistas ouvidos destacaram que é essencial que o Brasil dê atenção ao uso excessivo das redes sociais e os seus danos para a população, uma vez que o país é o terceiro que mais utiliza essas plataformas e o que mais produz influenciadores digitais no mundo. Eles ainda destacaram que o Sistema Único de Saúde vem recebendo cada vez mais pessoas com doenças causadas pelo vício em tecnologia.