No âmbito do Convênio Linha Ecológica: Educação, Cultura e Sustentabilidade, estabelecido entre o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional, uma visita técnica focada em segurança alimentar e nutricional foi realizada nos municípios de Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon e Entre Rios do Oeste.
Gisele Justen, técnica em Educação Ambiental pelo Convênio Linha Ecológica, destacou que a visita técnica visou proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente, desde a produção de subsistência até a comercialização em pequenos circuitos, como vendas porta a porta e feiras. Além disso, foram discutidas as políticas públicas municipais relacionadas à aquisição de alimentos orgânicos, com insights valiosos das nutricionistas dos municípios de Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido do Rondon.
O evento contou com a participação de gestores municipais de educação ambiental de 20 municípios da região Oeste do Paraná. A Associação dos Produtores Orgânicos de Pato Bragado serviu o café da manhã para os participantes.
Durante a visita ao Sítio Ecos da Agrofloresta, em São Roque – Marechal Cândido Rondon, os participantes puderam conhecer práticas agroecológicas e de saneamento ecológico, bem como plantas alimentícias não convencionais (Pancs).
O almoço e outra visita aconteceram no Sítio dos Ipês, na Linha Volta Gaúcha, Entre Rios do Oeste. Além disso, houve uma apresentação de Boas Práticas da Construção da Política Municipal da Alimentação Escolar do Município de Marechal Cândido Rondon.
O encerramento foi marcado por um café da tarde oferecido pela Associação dos Produtores Orgânicos de Entre Rios do Oeste.
Comentários: