Existem muitas atividades que nos fazem bem, que nos desligam do mundo exterior e de nossos problemas. Mesmo que isso nos gere bem estar físico e mental, não se trata de TERAPIA.
É bem recorrente vermos nas mídias sociais, postagens como "determinada situação é minha terapia..."
Comparam uma viagem entre amigos, um passeio de bike, tocar um instrumento, ler um livro, ouvir uma boa música ou escrever com terapia . Não estou aqui minimizando a importância dos exercícios físicos ou de momentos que elevam a autoestima e estreitam laços, quero desmistificar a diferença que há entre atividade terapêutica e a psicoterapia.
O termo terapêutico, geralmente é utilizado para se referir a algo que ajuda a aliviar o estresse ou sentimentos parecidos e cabe a você definir o que funciona ou não na sua vida.
Enquanto a terapia é um processo em que o psicólogo utiliza técnicas e ferramentas específicas para acolher, identificar e tratar os sintomas das pessoas que a procuram. possibilita vivenciar coisas novas, colher mudanças que tanto almeja alcançar.
É fundamental ressaltar que qualquer atividade terapêutica não substitui a terapia, mas ambas são importantes para o bem estar.
Andréia Nimet - Psicóloga CRP 08/20749
" Procurar terapia é o maior ato de amor próprio e autocuidado que você pode ter consigo."
Agende sua sessão: bit.ly/3odn7rw
Comentários: