OFICINA DE FILMAGEM E MONTAGEM EM CINEMA
DANIELE REITER CHEDID
CONTRAPARTIDA PROJETO LEI PAULO GUSTAVO CATEGORIA III - APOIO A CAPACITAÇÃO EM AUDIOVISUAL
SANTA HELENA – PARANÁ – OUTUBRO 2024
Capítulo 01 – A complexidade do Cinema
Este capítulo vai retratar como é demonstrar à adolescente entre 15 e 18 anos os vários trabalhos que existem dentre de uma produção cinematográfica.
Primeiramente, é preciso exemplificar os diferentes profissionais que realizam uma produção de cinema. São maquiadores, figurinistas, pessoas que trabalho com o cenário, com a iluminação, o som, os atores, o roteirista, o diretor, o operador de câmera, os assistentes e vários outros.
Apesar desta complexidade existe um caminho a ser seguido: o roteiro. Por mais que o aglomerado de profissionais pareça um caos, desde o começo da produção tudo se baseará no roteiro. Nele estará explicitado desde o enquadramento de câmera, os diálogos, o local da cena...
Em se tratando de filmagem em cinema o operador de câmera irá obedecer ao diretor que por sua vez seguirá o roteiro. Portanto, filmagem em cinema é estar obedecendo ao roteiro e ao diretor para extrair daquela encenação a exata parte do filme.
Capítulo 02 – Filmagem e as possibilidades da câmera
É possível que os adolescentes, sempre imersos em tecnologia, pensem que uma boa filmagem é resultado de um bom equipamento. Equipamentos ajudam, mas o que define a filmagem é a forma, o ângulo e a composição da imagem.
Ao receber um roteiro a filmagem deve obedecer ao seu diretor para realizar a tomada. Qual enquadramento? Vamos ter uma câmera nos detalhes? A câmera estará fixa ou ela se moverá conforme os atores se movimentam? Vamos filmar de cima pra baixo ou de baixo pra cima? Quais os detalhes do cenário farão parte do enquadramento?
Ou seja, o olhar de quem filma é o que realmente importa.
Capítulo 03 – A montagem da cena
Quando diretor e câmera estão alinhados é hora de dar um início e um fim àquela tomada de cena.
O que vai ser filmado primeiro? Quando aparecem novos personagens ou elementos na história? Como o cenário está sendo filmado? Em que medida a captura de som está sendo suficiente. E a Iluminação? Todos estão trabalhando o roteiro com suas responsabilidades e com isso a cena pode ser montada e filmada.
Capítulo 04 – Uma cena filmada e seus recursos sensoriais
A gravação da cena acontecendo em acordo com o roteiro não finaliza toda a cena. Existe alguma trilha sonora, ou algum efeito sonoro? Existe algum efeito de imagem, algum desfoque, filtro de cor, cortes?
Todos estes recursos podem ser usados na filmagem e composição de cena.
Desta forma, não se trata apenas de bons equipamentos, mas de detalhes e olhares através destes recursos para formatar as cenas, os capítulos e a história contada.