Muitas crenças e questões culturais estão envolvidas quando se trata da procura por um psicólogo, até porque ao se empregar o termo ajuda normalmente está atrelado a incapacidade de resolver seus próprios problemas ou até mesmo à um ato de fraqueza.
Diante desse cenário a pessoa que carrega um sofrimento emocional, muitas vezes se retraí, tendo que carregar o peso dos problemas experienciados, sem ter com quem repartir suas angústias e temores.
Por vezes acaba recorrendo à amigos mais íntimos, familiares ou à líderes religiosos (não desmerecendo aqui a contribuição de cada um no alivio momentâneo dessas dores), mas sem ajuda profissional não é possível encontrar as respostas efetivas para suavizar o adoecimento.
Não é cultural, ir ao psicólogo como é ir ao médico quando se apresenta um sintoma físico ou à academia quando se está com sobrepeso. É preciso desmistificar a figura do profissional de psicologia, ainda há um arregalar de olhos ao dizer que se faz terapia porque para muitos, psicólogo é pra louco.
Se faz necessário, entender que a terapia é um processo de autoconhecimento, amadurecimento emocional e melhoria das relações, através de uma relação de confiança e empatia entre paciente e psicólogo é possível produzir uma transformação, pois ela oferece ferramentas para refletir e identificar as origens do sofrimento além de dar suporte para superação.
Infelizmente estudos comprovam que um número irrelevante de pessoas fazem terapia no Brasil, mas o detalhe mais impressionante é que os problemas psicológicos estão em expressiva expansão, alguns acabam dando prioridade à outras formas que podem até ajudar em algumas situações, ou ainda ser aliado ao processo psicoterapêutico, o uso da medicação, porém de forma desenfreada, dando assim ao nosso país o quarto lugar no ranking de maior consumidor mundial, ainda há muita resistência em buscar ajuda.
É importante enfatizar que a terapia não é algo cômodo ou até mesmo fácil ela mexe no ponto da ferida onde dói para poder cicatrizar, além de demandar tempo, não há uma mágica, há envolvimento, empenho e paciência a fim de aguardar os benefícios que vem à passos lentos.
Mas através do poder da palavra em terapia é possível olhar para a pessoa mais importante da sua vida, você mesmo, possibilitando maior qualidade de vida.
Andréia Nimet - Psicóloga CRP 08/20749
"Permita-se um tempo só pra você"
Agende sua sessão: bit.ly/3odn7rw
Comentários: