É da essência humana a necessidade de ajudar o outro, porém quando a pessoa passa a viver aquele problema como se fosse seu e se preocupa mais em ajudá-lo do que a si mesmo, ela se torna incapaz de sustentar relacionamentos saudáveis.
A coodependência emocional é um transtorno psicológico que não afeta apenas os relacionamentos amorosos, afeta também os relacionamentos familiares e no ambiente de trabalho.
O coodependente pode ter passado por situações de abuso, de rejeição, de violência tanto psicológica quanto física, pode ter tido uma educação com regras e críticas muito rígidas e excessivas.
É importante termos a compreensão de que todos temos um certo nível de coodependência em nós, mas o que determina se é uma patologia ou não é o limite de envolvimento com o outro.
Com terapia é possível que o coodependente aprenda a se conhecer melhor, a buscar sua identidade, é muito comum que ele tenha dificuldades de identificar o que está sentindo, porque acaba se percebendo desinteressado por suas necessidades, enquanto se dedica ao bem-estar dos outros. Por não focar em suas próprias necessidades, seus sonhos, seus desejos ele cria para si mesmo uma continua falta de satisfação e significado.
Por isso um mapeamento das feridas ajudará a alcançar o equilíbrio, buscando aceitar as suas limitações, construir seu senso de valor pessoal e ajudar o outro apenas quando estiver dentro de suas possibilidades.
Andréia Nimet - Psicóloga CRP 08/20749
" A terapia pode ajudar a quebrar as correntes e permitir experimentar a verdadeira liberdade."
Agende sua sessão: bit.ly/3odn7rw
Comentários: